sábado, 29 de setembro de 2012

Misericórdia de Arganil recordou Irmã Luzia Canales


Foi no passado dia 29 de Setembro que a Santa Casa da Misericórdia de Arganil recebeu a comunidade interessada em presenciar a cerimónia em memória da religiosa, um encontro inter-cultural que reuniu aqueles que com a Irmã criaram um vínculo afetivo e também a comitiva de representantes de várias instituições, tais como o Lions Clube de Arganil, as Conferências S. Vicente de Paulo e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arganil.
Um marco foi descerrado na Mata das Misericórdias, pelos sobrinhos de Irmã Luzia, o qual identifica a Rua Irmãs Religiosas «Hijas» de S. José, simbolizando a passagem da Congregação das Irmãs de S. José por Arganil.
A missa celebrada pelo Cónego Manuel Martins, com acompanhamento do Orfeon Maestro Alves Coelho, teve lugar na Igreja da Misericórdia, o próprio local onde decorreu a profissão de Votos Perpétuos de Irmã Luzia presenciada por D. Ernesto de Sena Oliveira, Conde de Arganil e Bispo de Coimbra. Seguiu-se, então, a visita à sala remodelada com especial dedicação à religiosa, situada na Unidade de Cuidados Continuados Integrados - Dr. Fernando Valle - o médico que exerceu o cargo junto da Irmã, passando ainda, pelo Hospital Condessa das Canas, no qual trabalhou o médico/escritor Adolfo Correia da Rocha/Miguel Torga, cujo espólio ofertado se encontra atualmente nesse local.
Durante a sua permanência na Santa Casa de Arganil, a Irmã Luzia Canales foi em várias ocasiões condecorada, não obstante expressou a sua benevolência ao devolver as condecorações à Misericórdia por intermédio de seu sobrinho, D. Mariano Canales, que após falecimento da familiar deu cumprimento a este pedido e complementou a sua missão com um último gesto de ternura.


Sem comentários :