quinta-feira, 14 de março de 2013

Projeto internacional incentiva a eficiência energética nos lares da terceira idade

"SAVE AGE" é a designação do estudo internacional pioneiro que desde 2010 percorre 100 lares por 10 países europeus, no âmbito de consciencializar a população para a implementação de novos métodos de manutenção preventiva, com o objetivo de reduzir custos de consumo energético até 30% em lares de idosos.
A Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (UC) associou-se a esta iniciativa como coordenadora de uma série de ações de formação que decorrem nas várias instituições sociais, levando a cabo uma investigação a nível nacional que visa comprovar até que ponto a energia é gerida de forma irrefletida.
Foi nesse sentido que a Misericórdia de Arganil recebeu no Salão Nobre da instituição dois elementos do Instituto de Sistemas Robótica (ISR) da UC, a engª Paula Fonseca e o engº Pedro Esteves. Para melhor compreender como reduzir o impacto do excesso de consumo também no meio ambiente, foi fundamental a recomendação de boas práticas de manutenção de equipamentos utilizados no quotidiano, bem como a utilização de sistemas de energia renovável. Os cuidados necessários para prevenir aumento de custos associados à energia envolvem ajustes periódicos e a programação dos equipamentos domésticos, particularmente, a seleção de programas económicos incorporados em alguns eletrodomésticos, o uso prudente de sistemas hidráulicos e de refrigeração, sem que consequentemente seja posta em causa a qualidade e o bem-estar dos utentes da instituição.
Este projeto dará origem a um manual que vai fornecer todas as ferramentas essenciais para avaliar custos e gerar um plano de poupança de eficiência energética.



Sem comentários :