terça-feira, 17 de abril de 2012

Encontro(s) - Cidadania e Responsabilidade Socioambiental

Iniciou-se a primeira conferência dos "Encontro(s) - Cidadania e Responsabilidade Socioambiental", no passado dia 14 de Março de 2012, com lugar na Mata da Misericórdia de Arganil.
Organizada pelo Centro de Formação de Associação de Escolas Coimbra Interior (CFAECI) e diversos Agrupamentos de Escolas, nomeadamente, de Arganil, de Góis, de Brás Garcia de Mascarenhas, da Cordinha, de Lagares da Beira, do Vale do Alva, da Pampilhosa da Serra e Tábua, conjuntamente com a Escola Secundária de Oliveira do Hospital, esta iniciativa permitiu criar uma oportunidade para partilhar conhecimentos, práticas e abordar questões relacionadas com a preservação do ambiente.
Destacam-se ainda, como colaboradores, a Câmara Municipal de Arganil, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e a Santa Casa da Misericórdia de Arganil e, também, o apoio da Adega Cooperativa de Souselas e a mecenas desta atividade, a Suzana Redondo.
O evento agora iniciado, consiste em quatro encontros que se realizarão em dois locais distintos, em alternância, na Mata da Misericórdia de Arganil e na Casa da Cultura César de Oliveira, em Oliveira do Hospital, e é destinada, em particular, a educadores de infância, professores, estudantes, investigadores, comunidades educativas, agentes educativos locais e regionais, órgãos e representantes autárquicos, representantes de instituições socioculturais e de solidariedade social, organizações locais e empresas e os demais interessados na abordagem desta temática.
Neste primeiro encontro, após a sessão de abertura, pelas 14h00, seguiram-se as comunicações realizadas por docentes da Universidade de Coimbra, o Professor Doutor Jorge Paiva, com o tema "Importância da Biodiversidade" e o Professor Doutor José Reis, com o tema "Economia, precaução e Sustentabilidade".
Foi, também, reunido um grupo de participantes com o objetivo de plantar diferentes espécies autóctones pela Mata da Misericórdia, entre as quais o pinheiro manso, o carvalho, a aveleira, entre outras, com acompanhamento de animação feita pela Companhia Internacional de Teatro, Circo e Animação "Marimbondo".
Findou-se o encontro com a atuação da Associação Filarmónica de Arganil - DIXIE.
O segundo encontro será realizado no dia 11 de Abril, quarta-feira, com lugar na Casa da Cultura César de Oliveira, em Oliveira do Hospital.




 









Sem comentários :