quarta-feira, 22 de junho de 2011

Aníbal Cavaco Silva na Misericórdia de Arganil

No âmbito do encerramento do X Congresso das Misericórdias Portuguesas, tendo como temática, "A Intergeracionalidade: Passado, Presente e Futuro", o Sr. Presidente da República, Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva, aceitou convite para estar presente no dia 18 de Junho, no local seleccionado para realização da sessão de encerramento do Congresso, a Mata da Misericórdia de Arganil.
O Sr. Presidente da República em discurso de encerramento enalteceu o alto desempenho demonstrado pelas Misericórdias de todo o país e, como prova de mérito, condecorou a União das Misericórdias Portuguesas na pessoa do seu Presidente, Dr. Manuel de Lemos.


O nome José Dias Coimbra, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Arganil, realçou-se pela completa afeição ao seu compromisso e determinação manifestada na execução do seu papel, sendo reconhecido pela UMP como Benemérito das Santas Casas.
Sua Excelência o Presidente da República, descerrou a simbólica placa que assinala a Rua das Misericórdias e presenciou a abertura oficial da Rua das Freguesias, que se destaca pelas 18 freguesias representadas em arte azulejar existentes na Mata da Misericórdia.



Foi também descerrado, em honra dos cidadãos que contribuíram para a Santa Casa anfitriã na causa solidária, a toponímia das ruas e percursos pedestres na placa de homenagem ao falecido Presidente da Fundação Bissaya Barreto entre 1981-2008, Eng. Nuno Viegas Nascimento.
Este acontecimento ofereceu, também, ao concelho de Arganil a oportunidade de usufruir de espaços recentemente construídos para concretização de eventos culturais, turísticos ou naturalmente actividades de lazer.
No sentido de motivar a consciência pública a fomentar o crescimento da cultura e turismo no concelho de Arganil e, simultaneamente, apelando à preservação do meio ambiente, estes espaços foram estreados pelos grupos culturais convidados para esta sessão solene de encerramento, nomeadamente, a Orquestra de Cordas da Guarda Nacional Republicana e o Grupo Coral Alma de Coimbra, sob direcção do distinto Maestro Augusto Mesquita.

Sem comentários :