segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Constituição da Fundação "Memória da Beira Serra - A Comarca de Arganil"

No passado dia 6 de Dezembro, no Salão Nobre da Santa Casa prosseguiram com a formalização e assinatura da escritura da Fundação "Memória da Beira Serra - A Comarca de Arganil" os outorgantes José Dias Coimbra, Fernando Manuel Dias, Armando Dinis Cosme, Nuno Miguel Gomes, Jorge Pereira, António Lopes Machado, Mário Carlos Pereira, Mário Simões do Vale, Pedro Pereira Alves e António Carvalhais da Costa, com o intuito de regressar à tradição cultural da Beira Serra, o jornal semanal "A Comarca de Arganil" e ascender esta fundação dominante de fins culturais, informativos, sociais, educativos, artísticos, científicos e filantrópicos, que se encontrava suspensa desde Junho de 2009, tendo previsão para o final do mês de Dezembro a publicação de uma edição especial do jornal.
Na constituição desta fundação está incutida a missão de tornar os seus objectivos extensíveis à Beira Serra, revelando-se prioritários os concelhos de Arganil, Góis, Tábua, Oliveira do Hospital e Pampilhosa da Serra.
Fortalecida com bens adquiridos em 2010 através da contribuição da comunidade arganilense e estreando-se com um património de dois mil euros, esta fundação possui bens no valor totalizado de 275.000€ pertencentes à empresa suspensa, desde a antiga maquinaria tipográfica à vasta colecção de obras, assumindo-se como fiel depositária destes valores a Santa Casa da Misericórdia de Arganil.
Esta fundação encontrar-se-á sediada na Academia Condessa das Canas, no Paço Grande, prometendo iniciar o seu funcionamento em Fevereiro de 2011.
Foram proferidas palavras pelo Sr. Provedor da Santa Casa, José Dias Coimbra, salientando o impacto que o jornal provocou no concelho de Arganil durante a sua existência, afirmando que "sem a Comarca não é possível a Beira Serra expandir".



Sem comentários :