quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Projecto da nova Unidade de Cuidados Continuados

No dia 4 de Novembro, pelas 11h teve lugar, no Salão Nobre desta instituição, a apresentação do projecto "Cuidar Melhor" que se destina à implantação de uma nova Unidade de Cuidados Continuados no antigo edifício do Hospital Condessa das Canas. Esta sessão, presidida pelo Sr. Provedor, Prof. José Dias Coimbra, contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara Engenheiro Ricardo Pereira Alves e do Presidente do Conselho de Administração da ARS-Centro, Dr. João Pedro Pimentel.
Estiveram também presentes o Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Misericórdia, Dr. Armando Dinis Cosme e do Conselho Fiscal, Sr. Jorge Moreira.
A apresentação do projecto esteve a cargo do Director Geral da Santa Casa, Dr. Nuno Gomes, que explanou que este investimento possibilitará criar 25 postos de trabalho, alargando em 24 camas a Rede de Cuidados Continuados, sem esquecer a existência de 12 camas adicionais que totalizaram 36 novos lugares de acolhimento.
Este investimento, que será superior a 1.187.000 €, foi projectado, em termos de arquitectura pela empresa MECH Consultores - Arquitectura e Engenharia, Lda.
O Sr. Presidente da Câmara, na mesma ocasião, procedeu à apresentação do projecto de melhoria das acessibilidades ao Centro de Saúde/SUB, bem como do heliporto, aspectos que irão complementar e valorizar o investimento em prol do concelho. O Sr. Presidente da Câmara destacou ainda, o reconhecimento do trabalho efectuado pela Misericórdia, não só neste projecto como noutros, congratulando-se por este investimento no concelho e disponibilizando-se para a remodelação das acessibilidades e instalação do heliporto.
Para o Sr. Provedor esta iniciativa da Câmara será essencial para a preservação e valorização da SUB ao serviço desta região pelo que, esta parceria apenas vem reforçar a necessidade de um trabalho conjunto entre as várias entidades. Fez questão de realçar o papel do Centro Distrital de Segurança Social de Coimbra, por intermédio do Sr. Director, Dr. Mário Ruivo, no âmbito da implementação dos Cuidados Continuados Integrados, uma vez que esta reforma junta os dois Ministérios.
Nesse sentido, o papel da ARS-Centro, na pessoa do Sr. Presidente, Dr. João Pedro Pimentel, não pode ser esquecido no desenvolvimento deste e de outros projectos na área da Saúde, essenciais para a reestruturação do SNS.
No uso da palavra o Dr. João Pedro Pimentel, agradeceu a forma como toda a sua equipa tem sido recebida pela Misericórdia, reconhecendo a importância das parcerias para a prestação de melhores serviços às populações no campo da Saúde.
Por outro lado, estas parcerias com o sector social, nomeadamente as Misericórdias são cada vez mais essenciais face à escassez de recursos.
Também as autarquias são importantes neste contexto, salientando a colaboração com a Câmara para a Construção da nova extensão do Centro de Saúde em São Martinho da Cortiça.
Terminadas apresentações realizou-se uma visita ao espaço da futura Unidade de Cuidados Continuados Integrados e à Mata da Misericórdia.


Sem comentários :