segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Concerto na Igreja da Misericórdia

Realizou-se no dia 20 de Novembro, pelas 21 horas, na Igreja da Misericórdia de Arganil, concerto integrado no Festival de Música de Coimbra e que contou com a presença do grupo "Ensemble Cum Jubilo", constituído pelos tenores Adriano Brito e Sérgio Pedro, acompanhados pelo Maestro Paulo Alvim no órgão de tubos.
Este concerto teve a presença de número significativo de arganilenses que não quiseram deixar de se associar a este momento de cultura que a utilização do órgão de tubos da Igreja da Misericórdia, assim como o próprio espaço em que este se enquadra, tem proporcionado ao longo dos últimos tempos por esta altura do ano.
No entanto, este evento cultural ficou também marcado pela actuação do Orfeão Maestro Alves Coelho, o qual deu as boas vindas ao grupo "Ensemble Cum Jubilo", completando desta forma o concerto realizado.
Para o Prof. José Dias Coimbra, Provedor da Instituição, "o orfeão, liderado pelo Maestro José Miguel Marques, veio possibilitar enriquecer a oferta cultural no panorama do Concelho de Arganil, a par de outras organizações já existentes, mas, de igual modo, veio homenagear o Maestro Alves Coelho, figura ímpar no que à Música diz respeito, marcando, sem dúvida alguma, esta Região.
Por outro lado, o orfeão é também uma das actividades preconizada no âmbito da Academia Condessa das Canas, traduzindo uma nova forma de incentivar a participação da comunidade, através da sua adesão a esta actividade, apenas possível pelo voluntariado dos membros do grupo coral e o espírito de abertura da Instituição, contando com os patrocínios dos empresários Susana Redondo e Carlos Andrade.
O Provedor entendeu pois, que o momento do concerto, no âmbito do Festival de Música de Coimbra, o qual tem associados vários parceiros, incluindo a Universidade de Coimbra, a Fundação Inatel, entre outros, era o momento ideal para fazer uma pequena demonstração do potencial do orfeão, tendo sido essencial a colaboração da Dr.ª Conceição Mesquita, em representação do Maestro Augusto Mesquita, que acedeu a receber as boas vindas pelo Orfeão Maestro Alves Coelho."
De realçar que este conta, actualmente, com 45 elementos, oriundos de vários pontos do Concelho e desempenhando as mais variadas actividades, englobando colaboradores da Santa Casa, profissionais liberais, funcionários públicos, etc. Na agenda preparam-se outras actuações, nomeadamente no início do próximo ano.


Sem comentários :