terça-feira, 4 de junho de 2013

Palhaços d'Opital despertaram sorrisos

A ação promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Arganil, com a colaboração do programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social, proporcionou aos idosos a oportunidade de conhecer a dupla que dá vida ao projeto “Palhaços d’Opital”.
Cerca de duas centenas de utentes afetos ao Lar e Unidade de Cuidados Continuados receberam Jorge e Isabel Rosado, aliás, o “Dr. Risotto” e a enfermeira “Belita”, os elementos constituintes da equipa que continua a arrancar sorrisos desde inícios do ano corrente.
Atuante na promoção da saúde e do bem-estar de crianças, adultos e equipas de serviço, a associação cultural sem fins lucrativos foi fundada tendo como base a implementação de um modelo de intervenção no âmbito hospitalar que procura levar aos idosos a boa-disposição, a companhia e o amor de que necessitam. Os Doutores Palhaços, profissionais especializados nesta área, cumprem atualmente uma agenda de visitas regulares e pontuais em parceria com hospitais e instituições de solidariedade social da Região Centro. Reúnem num vasto currículo uma série de eventos que os movem há cerca de oito anos, dos quais se destacam atividades formativas, participações em festivais de animação de rua, prestação de serviços em regime de voluntariado, colaboração com distintas associações, entre outros.
No sentido de inovar o projeto, a equipa decidiu redirecionar o foco de atenção para uma população que se apresenta mais fragilizada, a terceira idade, recorrendo à terapia do riso como método de interação, uma recente aposta que tem atingido resultados surpreendentes junto de utentes dos lares, centros de dia e serviço de apoio domiciliário.
Foi o sucesso desta iniciativa, mas principalmente a resposta positiva dos idosos que levou a Misericórdia a considerar o regresso destes dois profissionais que contribuem voluntariamente para o processo de humanização do ambiente hospitalar e inclusão social da comunidade sénior.














Sem comentários :