quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Projecto "Rumo a um Envelhecimento Activo"

De acordo com o Plano de Actividades definido, encontra-se em fase de execução o Projecto “Rumo a um Envelhecimento Activo” destinado aos utentes do Centro de Dia de Secarias.
O conceito de envelhecimento activo, emanado durante a Conferência Mundial sobre o Envelhecimento (2002), constitui “ […] um processo de optimização de oportunidades para a saúde, participação e segurança, no sentido de aumentar a qualidade de vida durante a velhice”.
Neste sentido, a presente iniciativa consiste no envolvimento dos destinatários em acções de prevenção primária na área da saúde, com o objectivo primordial de promover o seu bem-estar e a qualidade de vida.
Numa perspectiva de intervenção integrada, a dinamização deste projecto conta com a participação de profissionais de diferentes áreas disciplinares, com principal enfoque na enfermagem, pretendendo-se, ainda, envolver crianças afectas às AEC’s da mesma freguesia, numa lógica de promoção de laços intergeracionais.
Até ao momento, foram desenvolvidos e aplicados questionários de avaliação das necessidades e expectativas dos utentes, desembocando na implementação das seguintes acções de informação:

1. A Higiene do Sono;
2. Benefícios da Actividade Física (com componente prática);
3. A Concentração – Recordar Provérbios e Adivinhas.


Partilhamos convosco alguns dos nossos melhores momentos.






Sem comentários :