quinta-feira, 4 de março de 2010

Nelson Ned - A Biografia

Nelson Ned
(Nelson Ned d’Ávila Pinto, cantor brasileiro)

Nasceu em 2 de Março de 1947 em Ubá, estado de Minas Gerais no Brasil

Nos anos 60, Nelson Ned começou a apresentar-se e a gravar discos, inclusive nos países da América Latina, onde é extremamente popular. Com repertório voltado para a música romântica, seus espectáculos atraem multidões em estádios e teatros.

Como compositor, já teve músicas gravadas por Moacyr Franco, António Marcos, Agnaldo Timóteo e outros. Estreou-se na música interpretando “Eu Sonhei Que Tu Estavas Tão Linda”, de Lamartine Babo, mas o sucesso veio com a música auto-referente “Tamanho Não É Documento”, parceria com Hamilton Gouveia Bastos.

Ainda em 1960, venceu o primeiro Festival da Canção argentino com “Tudo Passará”, que foi o pontapé inicial para uma carreira internacional de sucesso.

Internacionalmente, foi o primeiro artista da América Latina a vender um milhão de discos nos Estados Unidos com o sucesso "Happy Birthday My Darling" (Feliz aniversário meu amor) em 1974.


Videoclip
"Happy Birthday My Darling"
Clicar aqui para visualizar o clip de vídeo


“Será, Será”, “Se Eu Pudesse Conversar com Deus” e “Não Tenho Culpa de Ser Triste”, foram 3 dos seus grandes sucessos mas, o auge de sua popularidade veio na década de 1980, com “Caprichoso” (1984) e uma série de participações em programas de rádio e TV.

A partir de 1993, convertido à igreja evangélica, passou a trabalhar apenas com repertório religioso, mantendo, entretanto, seu público fiel.

Em 1996, foi lançado no Brasil o livro de Jefferson Magno Costa, “O pequeno gigante da canção”, e em 1998, na versão em espanhol, onde sua história de vida é relatada.

Ganhou Discos de Ouro no Brasil e já se apresentou algumas vezes no Carnegie Hall, em Nova York. A partir de 1993 passou a cantar músicas evangélicas, após ter-se convertido. Lançou em 1996 a biografia "O Pequeno Gigante da Canção", uma referência à sua condição de anão.

O maior sucesso de sua carreira é a música "Tudo Passará", de 1969.

Videoclip
"Tudo passará"
Clicar aqui para visualizar o clip de vídeo

Artigo dedicado à D. Maria Daniel, que aprecia muito este cantor da sua época !


Ass: Daniel Ferreira

Sem comentários :