terça-feira, 16 de outubro de 2012

Guarda Nacional Republicana ambiciona “Gerações de Mãos Dadas”


A GNR, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Arganil, Câmara Municipal de Arganil e o Agrupamento de Escolas de Arganil, levou a efeito a operação “Gerações de Mãos Dadas”, uma iniciativa inserida na secção de Programas Especiais do Destacamento Territorial da Lousã que promoveu a segurança da comunidade, bem como a intergeracionalidade.
A atividade foi traçada com o principal objetivo de unir e sensibilizar as gerações, tendo este sido cumprido no Salão Nobre da instituição, com a colaboração dos pequenos grandes “agentes” fardados a rigor que se juntaram aos nossos idosos. Todos ficaram elucidadas das adversidades da terceira idade, particularmente, a criminalidade e o isolamento com que esta população é, cada vez mais, forçada a debater-se.
Nesse contexto, foram lidos alguns conselhos de segurança e bem-estar aos idosos, pelos alunos da Escola Básica de Arganil, e prosseguiu-se com uma apresentação mais característica dos militares da GNR da Lousã, nomeadamente, o cabo José Neves e o cabo Silva Costa, dando a conhecer acontecimentos verídicos e aprofundando os métodos atualmente utilizados com mais frequência pelo praticante da burla, advertindo assim a população mais vulnerável a ponderar as diversas circunstâncias e prevenir que simples gestos inofensivos se traduzam em situações irreversíveis. Algumas incertezas e experiências pessoais foram também expostas pelos nossos utentes, as quais ficaram bem esclarecidas pelo comandante do posto da GNR de Arganil, sargento José Godinho.
Naturalmente, já todos têm conhecimento dos cuidados essenciais de segurança e bem-estar pessoal, contudo, um alerta nunca é demais e «ninguém é tão pequeno que não tenha algo a ensinar, nem tão grande que não tenha algo a aprender.»


Sem comentários :