sexta-feira, 26 de abril de 2013

Ler mais na terceira idade

Com o avançar da idade evidencia-se nalguns idosos a tendência à redução de atividades que no passado preenchiam grande parte do seu quotidiano. A leitura e a escrita, além de transmitirem conhecimento, inteligência e até bem-estar, são ainda ferramentas capazes de promover a integração social do idoso, evitar ou retardar o declínio das capacidades mentais e abrir portas a uma série de atividades.
Nesse sentido, a equipa de animação sociocultural desenvolveu junto dos utentes a semana da leitura, de 22 a 26 de Abril, dividida por temáticas que tornaram as sessões um pouco mais aconchegantes. Fizeram-se leituras ao ar livre nos vários espaços de lazer, compartilharam-se histórias e, como se pode ver nas imagens, o tema mais apreciado foi “Chá e Poesia”.
Não é fácil combater as alterações decorrentes da própria idade que causam a perda da habilidade ou hábitos de leitura e escrita, porém, também não é difícil tentar reconquistar a postura positiva dos idosos perante os livros e, de alguma forma, incentivá-los a desenvolver uma rotina intelectualmente mais ativa e benéfica.






sexta-feira, 5 de abril de 2013

Visita à comemoração da XX Feira do Livro

Tomou lugar a XX Feira do Livro de Arganil, de 3 a 6 de Abril, no espaço multiusos da Cerâmica Arganilense.
O evento inserido na Semana da Leitura foi resultado da parceria entre a Câmara Municipal de Arganil, a Biblioteca Municipal Miguel Torga e o Agrupamento de Escolas de Arganil e contou com a colaboração da Rede de Bibliotecas Escolares, o Plano Nacional da Leitura e a Direção Geral da Saúde.
A oferta à comunidade arganilense de um leque de artistas e atividades direcionadas a todas as idades, uma variedade de pontos de interesse para todas as preferências, desde serviços editoriais a momentos musicais, da escrita à ilustração, reúne cada vez mais participantes de várias gerações nesta atividade.
Os utentes da Misericórdia não poderiam deixar de marcar presença, no dia 5 de Abril, para desfrutarem da oportunidade de assistir a um momento de poesia à la carte com o poeta, divulgador de poesia e declamador, José Fanha, bem como a uma sessão de escrita criativa, a apresentação de um método original desenvolvido pelo escritor brasileiro, Nygel Filho, distinguido precisamente pela sua composição poética que resulta em livros com todas as palavras iniciadas pela mesma letra.
Tornou-se um momento agradável que, de alguma forma, incentivou os mais velhos a manterem-se abertos ao conhecimento da cultura e literatura portuguesa.