Encontra-se a decorrer o projeto "À Luz das Letras", uma iniciativa do Lions Clube de Arganil que conta com a parceria da Santa Casa da Misericórdia de Arganil em prol do desenvolvimento e inclusão social da população idosa privada de acesso ao conhecimento.
A primeira sessão iniciou-se já no passado dia 24 de Janeiro, nas instalações da Misericórdia de Arganil com os três primeiros participantes nesta atividade. O projeto começou a tomar forma e atualmente esta ação envolve um total aproximado de 20 participantes com idade acima dos 65 anos e estende-se às várias instituições sociais das freguesias do concelho, nomeadamente, Anceriz, Cepos, Barril de Alva, Sarzedo e Secarias.
O processo de alfabetização não se restringe somente à aprendizagem de letras e palavras, é composto por diversas etapas que exigem dedicação e concentração redobradas tanto por parte de quem instrui, como por de quem aprende. A estrutura emocional, cognitiva e motriz do idoso é um dos componentes complementares que deve ser individualmente considerada, então a equipa recorre ao exercício de jogos didáticos, cálculos numéricos e trabalhos manuais, tais como colagem, dobragem ou pintura, procurando exercitar e aprimorar a capacidade mental do utente.
Eles dizem que nunca é tarde para aprender e a prova está na determinação e na vontade de cultivar o saber transparecida pelos idosos que abraçam este desafio, pois sentem que estão encaminhados rumo ao crescimento pessoal, dando realmente vida ao ditado.
Para tal, dispõem do inteiro apoio da equipa que conduz este projeto e que tanto ou mais que estes ambicionam cumprir com os objetivos traçados.