segunda-feira, 23 de julho de 2012

ATL da Cáritas de Coimbra visitou o Lar da Misericórdia

Em época de férias e com a chegada do Verão, as crianças dão início a diversas atividades durante os tempos livres.
Assim sendo, na passada manhã do dia 22 de Junho, alguns dos alunos do ensino básico do 1º Ciclo, conjuntamente com alunos do ensino secundário, deslocaram-se à Misericórdia para proporcionar aos idosos mais um momento de convívio intergeracional.
Com esta agradável visita dos utentes começaram a manhã a desenvolver atividades de lazer, ocupando-se com os jogos tradicionais trazidos pelas crianças do ATL da Cáritas de Coimbra.
Marca-se mais um dia de entretenimento entre miúdos e graúdos, oferecendo aos nossos idosos uma ocasião para desfrutar da jovialidade e bem-estar dos mais pequenos.






Marchantes da Misericórdia nas ruas de Arganil

Os tradicionais manjericos, a sardinha assada e os temas do cortejo que se renovam todos os anos, continuam a atrair os olhares atentos dos arganilenses aquando do desfile pela Vila de Arganil das Marchas da Santa Casa, Marchas estas que contam com a presença de um maior número de participantes que realçam o melhor da celebração dos santos populares.
Participaram nos festejos utentes, colaboradores e voluntárias ativas das várias valências da instituição, nomeadamente, do CATL, do Lar, do Centro de Dia das Secarias, do Serviço de Apoio Domiciliário e da Unidade de Cuidados Continuados, sem esquecer os instrumentistas da Associação Filarmónica Arganilense  que todos os anos tem colaborado com a Misericórdia, incluindo a especial participação da comitiva de Palmela que ficou para conhecer o cortejo típico da nossa região.
Um cenário representativo do tema "O Mar", coordenado pela Prof. Joana, foi elaborado no "Pátio das Cantigas" da Santa Casa e enriquecido pelo convívio e a excelente atuação do grupo musical convidado para animar a festa "KANTAKI KARAOKE", que encerrou o evento acompanhado com uma sardinhada de confraternização.

  








Santa Casa de Palmela visitou a Mata das Misericórdias

O espírito ambientalista que persevera na proteção e reflorestação do espaço natural contíguo à Misericórdia, assim como a realização dos mais distintos eventos e a remodelação dos inúmeros percursos pedestres que converteu este local num espaço de cultura, turismo e lazer, são os principais motivos que continuam a cativar a população em geral a visitar a Mata das Misericórdias.
Como tal, no passado dia 20 de Junho, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Palmela, Francisco Cardoso, fez-se acompanhar pelos utentes e demais colaboradores da instituição cuja curiosidade os incentivou a deslocarem-se a este espaço para desfrutarem de um almoço e de um bom momento de convívio na Mata, aproveitando para revisitar a simbólica árvore plantada, com a colocação de uma placa correspondente à Santa Casa, aquando da realização do X Congresso Nacional das Misericórdias Portuguesas, evento que envolveu aproximadamente 400 misericórdias.
Contudo, o convite do provedor José Dias Coimbra não passou despercebido à comitiva que não resistiu aceitar passar o resto da tarde na nossa instituição, dando-lhe a conhecer o tradicional desfile das Marchas Populares que decorreu neste mesmo dia.


Lions Clube de Arganil com nova presidência

A cerimónia de encerramento do ano lionístico 2011-2012 teve lugar na Mata das Misericórdias, no passado dia 17 de Julho, marcada pela cessão de funções da equipa diretiva do Lions Clube de Arganil e a consequente transmissão de poderes à sucessora do Prof. José Dias Coimbra, Maria Graça Moniz, eleita para o exercício de funções no cargo presidencial do Clube.
Durante a cerimónia, foi atribuído o prémio "Retention Campaign" à antecedente secretária de Clube, Mariana Rita Correia, como reconhecimento pela manutenção do número de filiados do Clube no ano anterior. Coube a Adriano Carrega Aleluia ocupar este lugar no próximo ano lionístico.
Também a aluna do ensino secundário, Mónica Alexandra Marques Augusto, recebeu um prémio de reconhecimento, "Manuel do Rosário Castanheira", numa atitude de incentivo ao prosseguimento dos estudos, reconhecendo-se o empenho que esta aluna tem demonstrado ao longo da sua trajetória.
No decurso do transato ano lionístico, os Lions de Arganil distinguiram-se pelo conjunto de ações desenvolvidas que envolveram a comunidade Arganilense, bem como os projetos dinamizados e a constante presença em eventos promovidos por outros Clubes.
Entre diversas iniciativas do Clube salientou-se o impacto do projeto de reflorestação e sustentabilidade da Mata, "Bolotomania Ambiental", a ação educativa que serviu de impulso para o reconhecimento regional e nacional do LC Arganil, tendo-lhe sido atribuído o "Prémio de Excelência" pela notável dedicação e afinco com que os Lions se uniram nesta causa.
Na presença dos companheiros, Graça Moniz descerrou uma placa com a gravação de um poema de sua autoria intitulado "Bolotomania Ambiental", que glorifica os resultados obtidos por este projeto e marca o encerramento desta atividade.