terça-feira, 20 de agosto de 2013

Romaria ao Senhor da Serra

O concelho de Miranda do Corvo continua a acolher inúmeros peregrinos católicos, cuja devoção fá-los deslocar-se à freguesia de Semide, anualmente, para seguir esta tradição secular que se mantém intacta.
Foi com esse propósito que as Misericórdias dos concelhos de Arganil e Góis agarraram a oportunidade de se associarem à peregrinação, decorrida no passado dia 20 de Agosto, através do convite do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Semide, João Mourato, juntando-se aos demais utentes da instituição anfitriã rumo ao Santuário do Divino Senhor da Serra.
«No fundo, é uma forma de retribuirmos a vossa gentileza de quando estivemos em Arganil», referiu, manifestando também o seu agradecimento pela comparência de elementos das mesas administrativas das Santas Casas, bem como os seus utentes e colaboradores convidados a reviver tempos, os quais asseguram continuação nos próximos anos.
Desejou «as melhores felicidades à Ordem dos Romeiros, uma instituição importante para congregar todas as forças do Senhor da Serra», na pessoa do seu juiz, Frederico Ferreira, «que não sendo de cá adotou esta terra e o santuário como o seu sítio, onde vem todos os dias, o que hoje em dia é raro num católico».
Nessa breve receção recordou, ainda, uma individualidade oriunda do concelho de Arganil com grande mérito na promoção desse espaço de culto religioso, o então bispo de Lamego e bispo auxiliar de Lisboa, D. João Campos Neves, impulsionador do Santuário e também criador da obra literária, intitulada “O Divino Senhor da Serra”, considerada «a literatura mais importante que há sobre a história do Divino Senhor da Serra».
Após missa celebrada pelos párocos do Senhor da Serra, Pe. Pedro e Pe. João, mais de 50 romeiros regressaram ao local onde foram recebidos, Quinta da Botica, para desfrutar de um agradável almoço de confraternização.
Um dia muito importante para a Misericórdia de Semide, sobretudo seu provedor que agradeceu a José Dias Coimbra e José Serra, responsáveis máximos das congéneres de Arganil e Góis.
    

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Festival de Novos Talentos

A Biblioteca Municipal de Arganil organizou mais um encontro de talentos, no passado dia 7 de Agosto, com lugar no respetivo auditório.
O evento reuniu perto de 50 participantes, entre os quais estiveram presentes as crianças do CATL e colaboradoras da instituição. Das diversas categorias concorrentes, salienta-se a leitura, o teatro, a música, a dança, os nossos pequenos decidiram, desta vez, apostar na modalidade de teatro. Na edição anterior, em 2012, o grupo do CATL triunfou com a coreografia musical mas, infelizmente, neste ano não obteve o mesmo resultado.
Tendo em conta a vertente pedagógica e recreativa da atividade, foi escolhida para apresentação ao público a peça teatral narrativa, intitulada “Porque Amanhã Eu Vou Ser o Peter Pan”, o que não foi suficiente para cativar a atenção do júri, mas sim para marcar mais uma vez o espírito de iniciativa e a criatividade da nossa equipa. Neste caso o júri foi convencido pela apresentação de uma luta de “Wrestling”... tendo como pano de fundo a Biblioteca Miguel Torga. Tudo a ver !!