domingo, 7 de julho de 2013

União das Misericórdias Portuguesas agraciada por José Dias Coimbra

Levaram-se a efeito, no dia 7 de Julho, um conjunto de cerimónias pautadas na presença de distintos convidados que assistiram às festividades da Santa Isabel, Nossa Senhora da Visitação e Padroeira das Misericórdias.
A Santa Casa anfitriã recebeu uma figura incontornável da União das Misericórdias Portuguesas, o presidente do Secretariado Nacional, Manuel de Lemos, bem como órgãos dirigentes de Santas Casas que também se associaram à procissão solene, que incorporou mais de meio milhar de pessoas.
José Dias Coimbra reservou momentos simbólicos e inesperados para a celebração desta data. Na pessoa do seu presidente, o provedor agraciou a UMP com o descerramento do seu brasão e aproveitou ainda a ocasião para deixar o repto de internacionalizar este espaço natural, a Mata das Misericórdias, considerado o principal ponto de encontro para eventos de grande relevo. Demonstrou igualmente o seu apreço pela comitiva representante das instituições presentes através dos brasões acrescentados à Rua das Misericórdias, sinal da sua passagem por Arganil.
Nesse mesmo dia, junto do espólio ofertado por Miguel Torga, o próprio deu a conhecer uma nova faceta que seduziu atenções. Da sua recente proximidade com o mundo das artes nasceu a coleção de obras representativas de personalidades e momentos da sua vivência, qual o espanto quando se percebeu verdadeiramente quem foi o autor da exposição de pintura. “Jodico” é a chancela que desde o início da sua experiência no ateliê de pintura da Associação de Solidariedade Social de Professores acompanha José Dias Coimbra, tanto como a professora de pintura Rita Garrett, presente na exposição ao lado da presidente da delegação de Coimbra, Olga Ferreira.
Outra das suas obras preenche as paredes da Igreja da Misericórdia, os 14 quadros que compõem a via sacra benzida pelo Cónego Manuel Martins aquando da celebração da missa em honra da Santa Isabel.






sexta-feira, 5 de julho de 2013

Abertura das piscinas do Complexo Cultural e Desportivo

Já se encontram em desenvolvimento, desde o início de Julho, as atividades de verão dinamizadas por elementos integrantes da equipa multidisciplinar da Santa Casa que disponibilizam de um leque de modalidades de atividade física e desportiva aos utentes da instituição e comunidade, até finais de Agosto.
O hábito da prática desportiva garante benefícios à saúde em qualquer idade, os curiosos em experienciar essas vantagens são cada vez mais e isso tem-se notado no aumento do número de participantes em relação ao ano passado, já totalizado acima de 100 pessoas diárias, incluindo crianças e idosos das várias valências da Santa Casa e demais interessados.
Os utentes do Lar da Terceira Idade e Centro de Dia de Secarias retomaram as tão desejadas sessões de hidroginástica que se realizam todas as sextas-feiras, complementadas com exercícios fisioterapêuticos pelos percursos da Mata das Misericórdias, enquanto as restantes atividades físicas e desportos aquáticos decorrem de segunda a sexta-feira.
Destaca-se que tais ocupações contam com o acompanhamento da professora de natação, Alexandra Delille, e a fisioterapeuta, Carolina Xavier, que têm contribuído não só para o bom funcionamento do plano de atividades, como também para o desenvolvimento do serviço de massagem terapêutica implementado este ano, também ao dispor da comunidade.