sexta-feira, 27 de maio de 2011

Passeio dos Idosos

No passado dia 25 de Junho de 2011, a Câmara Municipal de Arganil, proporcionou mais um passeio "População Sénior", para visitar o Mosteiro de Alcobaça, S.Martinho do Porto e finalmente Nazaré.
A partida de Arganil foi efectuada cerca das 9h00 da manhã, tendo decorrido a viagem de ida e volta num ambiente de convívio e de animação.
Depois da visita ao Mosteiro de Alcobaça seguiu-se um almoço de convívio seguida de música de baile ao vivo, no "Rei dos Banquetes", e um empreendimento de turismo de grande dimensão bem equipado.
De salientar o bom trabalho da equipa, constituída pela animadora Liliana, as funcionárias Dona Helena e Dona Augusta, pela preocupação que demonstraram com os Utentes, tanto no acompanhamento como na entrega da medicação. Depois de um dia bem passado chegámos a casa cerca das 22h30.
Um agradecimento pela iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Arganil, na pessoa do seu Presidente e as outras Instituições que se associaram, de todo o concelho.

Luís Reis

Recepção à Sr.ª Ministra da Saúde


A Santa Casa da Misericórdia de Arganil recebeu no Salão Nobre, no passado dia 23 de Maio, a ilustre Ministra da Saúde, Dr.ª Ana Teodoro Jorge e Director do Centro Distrital de Coimbra, Dr. Mário Ruivo.


Neste breve encontro o Sr. Provedor, Prof. José Dias Coimbra, usou da palavra para realçar a importância da Unidade de Cuidados Continuados Integrados desde a sua abertura, em Arganil, e mencionou também, o sucesso da execução do projecto de acção social intitulado "PROGRIDE" e sua relevância na melhoria dos serviços de assistência, particularmente, à população mais vulnerabilizada socialmente, aos idosos de todo o concelho.


Na presença de caras conhecidas que acompanharam a Ministra da Saúde, nomeadamente, o Vereador da Câmara Municipal de Arganil, Dr. Miguel Ventura, o Presidente da Administração Regional de Saúde, Dr. João Pedro Pimentel, Dr. Carlos Teixeira, José Dias Coimbra tomou proveito da ocasião para dignificar a notável cooperação demonstrada perante esta Instituição.


A Dr.ª Ana Jorge tornou pública a futura expansão das infra-estruturas, na área da saúde, tendo como referência a construção de uma segunda Unidade de Cuidados Continuados, em Arganil, iniciativa esta que será benéfica para a prestação dos cuidados médicos aos Utentes e irá, certamente, encorajar o crescimento económico-social do concelho Arganil.

Por fim, o Provedor da Misericórdia acompanhou a Sr.ª Ministra, numa visita à Mata da Misericórdia, um espaço que se encontra em processo de requalificação que pôde ser observado e desfrutado pelos visitantes.


Comemoração do 70º Aniversário do Sr. Fernando Brandão

Celebrou-se, no passado dia 14 de Maio, na Santa Casa da Misericórdia de Arganil, o 70º aniversário do fotógrafo arganilense, Sr. Fernando Brandão, Mesário da Instituição, fundador de diversos projectos e criador da Rádio de Arganil que, ainda hoje, propaga pelo país o tão popularizado slogan "A Voz da Beira Serra".

Fernando Brandão foi homenageado pelo Provedor da Misericórdia de Arganil, Sr. Prof. José Dias Coimbra, Órgãos Sociais, Irmãos e Utentes da instituição, sem esquecer, obviamente, todos os familiares presentes que acompanham cada passo de Fernando Brandão.

A consideração e orgulho que o povo sente por este arganilense sentiu-se neste dia, servindo como prova o número de pessoas presentes na sala e as amizades que o rodeiam, nomeadamente, João Travassos, Joaquim Fernandes, Eduardo Gonçalves, João Bilha, Armando Dinis Cosme, Ricardo Pereira Alves que ofereceram ao aniversariante algumas recordações, sem distinção de outras personalidades presentes nesta comemoração.

Uma tela com a imagem de Fernando Brandão, da autoria do Prof. José Dias Coimbra, foi descerrado pelos familiares do fotógrafo, como forma de gratidão.

Uma data que ficará na memória de todos os que sentem apreço por Fernando Brandão.