quarta-feira, 13 de maio de 2009

Visita à Feira Medieval – S. Pedro

Utentes da Santa Casa da Misericórdia e a Professora Joana

Mensageiro e cavaleiros do Rei - Época Medieval


Falar de alimentação na Idade Media significa enfrentar um aspecto fundamental da sociedade do período, onde a curtas fases de abundância, seguiam grandes períodos de carestia.


Lúcia e o Sr.Manuel


Lúcia e as Utentes da Santa Casa da Misericórdia

No passado dia 8 de Maio, a Santa Casa da Misericórdia de Arganil, proporcionou aos seus Utentes, uma visita à Feira Medieval, pondo à disposição o transporte, com o acompanhamento da Professora Joana.
À chegada das viaturas à Feira, encontravam-se à nossa espera os quatro amigos que fizeram o estágio na Santa Casa e que nos acompanharam na visita.
O recinto da Feira encontrava-se por detrás da Capela histórica de S. Pedro, estava bem ornamentado com bandeiras que foram utilizadas há cerca de 500 anos atrás, pelos nossos antepassados, no tempo da Monarquia. Tinha a configuração de um quadrado, com diversas barracas com artigos para venda, incluindo comes e bebes.
No centro do recinto, tinha uma grande tenda de campanha e um palco, onde se encontravam várias figuras trajadas de antigos soldados do Rei sendo um deles, o mensageiro, que trazia um pergaminho com diversas mensagens que foram lidas após o toque da trombeta, em tom muito irónico, tendo ainda à frente dois cavalos, bem equipados um de cada lado do referido palco.
Além das muitas pessoas que visitavam a Feira, a toda a hora chegavam vários autocarros, com inúmeras crianças de diversas idades.
Em suma, foi mais um passeio que a Santa Casa quis presentear aos seus Utentes.

Ass: Luís Reis

terça-feira, 12 de maio de 2009

Passeio ao Mont´Alto


Utentes do Hospital dos Cuidados Continuados, Drª Liliana e Professora Joana

Utentes do Hospital dos Cuidados Continuados


Situado a 500 metros de altitude, o Santuário da Senhora do Mont´Alto é um miradouro com vistas de raro encanto e amplitude pouco frequente, abrangendo o vale do rio Alva, os contrafortes da serra do Açor e os campos que se estendem até à estrada da Beira.
É um local de grande paz de espírito e beleza natural, razão pela qual recaiu a nossa escolha para passar uma agradável manhã, na companhia dos utentes do Hospital dos Cuidados Continuados.

Ass: Professora Joana